Pular para o conteúdo principal

Talismãs e amuletos segundo o Espiritismo


Para iniciarmos o assunto sobre a visão espírita a respeito do uso de talismãs e amuletos, em primeiro lugar vamos consultar o seu significado no dicionário.

- Talismã: Objeto gravado com símbolos cabalísticos, ao qual se atribui a virtude de trazer felicidade, de comunicar um poder sobrenatural, etc.

- Amuleto: Objeto que alguém leva consigo por superstição, para se preservar de perigos, doenças etc.

Como podemos ver tanto um talismã quanto um amuleto (que na verdade é a mesma coisa) são objetos que teriam “poderes sobrenaturais” que supostamente beneficiaria a pessoa que possui tal objeto dando-lhe certas virtudes espirituais ou até mesmo proteção espiritual em relação aos Espíritos das trevas.

Um bom exemplo disso é visto na religião de Umbanda, onde os adeptos usam a planta popularmente conhecida como “espada de São Jorge” (também chamada por eles de “espada de Ogum”) na entrada da Tenda (Tenda é o termo usado para fazer referência ao templo umbandista) para afastar os maus Espíritos.
No Catolicismo Romano, temos o crucifixo que é usado pelos católicos no intuito de afastar os maus Espíritos e as energias ruins.

Por se tratar de um assunto de âmbito espiritual, qual a visão da Doutrina Espírita em relação aos talismãs e os amuletos?

Para estudarmos o assunto, vamos usar duas obras da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos e o Livro dos Médiuns.
Nas questões 553, 553-a e 554 do Livro dos Espíritos, nós encontramos as seguintes informações:

553. Qual pode ser o efeito de fórmulas e práticas com as quais certas pessoas pretendem dispor da vontade dos Espíritos?
     — O de torná-las ridículas, se possui boa-fé; no caso contrário, são tratantes que merecem castigo. Todas as fórmulas são charlatanices; não há nenhuma palavra sacramental, nenhum signo cabalístico, nenhum talismã que tenha qualquer ação sobre os Espíritos, porque eles só são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais.

553 – a) Certos Espíritos não ditaram, algumas vezes, fórmulas cabalísticas?
     — Sim, tendes Espíritos que vos indicam signos, palavras bizarras, ou que vos prescrevem certos atos, com a ajuda dos quais fazeis aquilo que chamais conjuração. Mas ficai bem seguros de que são Espíritos que zombam de vós e abusam de vossa credulidade.

554. Aquele que, com ou sem razão, confia naquilo a que chama virtude de um talismã, não pode, por essa mesma confiança, atrair um Espírito? Porque então é o pensamento que age; o talismã não é um signo que ajuda a dirigir o pensamento?
     — Isso é verdade; mas a natureza do Espírito atraído depende da natureza da intenção e da elevação dos sentimentos. Ora, é difícil que aquele que é tão simplório para crer na virtude de um talismã não tenha um objetivo mais material do que moral. Qualquer que seja o caso, isso indica estreiteza e fraqueza de idéias, que dão azo aos Espíritos imperfeitos e zombadores.

Já na questão 17 do item 282, no capítulo 25 do Livro dos Médiuns, observe o que diz a Doutrina dos Espíritos a esse respeito:

17. Certos objetos, como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos, como pretendem algumas pessoas?
              — Pergunta inútil, pois sabeis que a matéria não  exerce nenhuma ação sobre os Espíritos. Ficais certos de que jamais um Espírito bom aconselha semelhantes absurdos. A virtude dos talismãs, de qualquer natureza, só existe na imaginação das criaturas supersticiosas.

Você deve estar se perguntando: Se os talismãs e os amuletos em si não me protegem, como eu faço para me proteger dos maus Espíritos e também proteger a minha casa?

A resposta para a sua pergunta está na décima terceira questão do capítulo 9 do Livro dos Médiuns, pois é um capítulo que traz um estudo sobre locais assombrados, ou seja, locais que têm Espíritos maus e os meios para se livrar deles. Veja:

   13. Há um meio de expulsá-los?
            — Sim, mas quase sempre o que se faz para afastá-los serve mais para atraí-los. O melhor meio de expulsar os maus Espíritos é atrair os bons. Portanto, atrai os bons Espíritos, fazendo o maior bem possível, que os maus fugirão, pois o bem e o mal são incompatíveis. Sede sempre bons e só tereis bons Espíritos ao vosso lado.

Como podemos ver somente a prática constante do bem é que de fato tem uma ação eficaz para repelir os maus Espíritos.

Portanto, devemos sempre nos esforçar para sermos pessoas de bem, pois como já dizia o ditado: Semelhante atrai semelhante!

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: